CURSO PROINFO

PROJETO CAMINHANDO COM OS DINOSSAUROS

JUSTIFICATIVA:
            A mídia noticia a todo o momento novidades e descobertas e divulgam novas teorias sobre os dinossauros. As crianças demonstram grande interesse pelos dinossauros, colecionam bonecos e apreciam filmes e livros com este tema. Os dinossauros apesar de estarem extintos há milhões de anos ainda povoam a imaginação da maioria das crianças de diferentes idades. Filmes, bonecos e noticias sobre estes seres sempre estão presentes e geram mais curiosidades relacionadas desde seu surgimento até a sua extinção e a descoberta de novos fosseis. A palavra dinossauro é de origem grega e significa lagarto terrível, porém esses répteis fascinantes e assustadores permitem grandes possibilidades de aprendizagem.
O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Dalila Ayres, nas turmas de 4º ano B e D, com um total de 51 alunos e envolveu as seguintes áreas de conhecimento: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes, esse projetos envolveu os familiares dos alunos.

OBJETIVO GERAL:
v  Possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos relacionados ao tema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Despertar a curiosidade, o raciocínio e a curiosidade das crianças;
v  Elaborar textos;
v  Desenvolver a coordenação motora fina;
v  Reconhecer medidas de massa e comprimento e suas principais unidades de medida;
v  Classificar animais vertebrados;
v  Classificar animais quanto a sua alimentação;
v  Conhecer as diferentes épocas da História humana;
v  Localizar no mapa mundi  diferentes países.

DURAÇÃO: 1 mês.

RECURSOS: multimídia; DVD, computadores, Internet, livros, massa de modelar, atividades impressas, entre outros.

DISCIPLINAS E CONTEUDOS.
v  Artes: pintura e modelagem;
v  História: eras geológicas;
v  Geografia: localização em mapas,
v  Ciências: animais: classificação de animais vertebrados, classificação dos animais de acordo com sua alimentação.
v  Língua Portuguesa: produção de texto;
v  Matemática: medidas de massa e de comprimento, sistema monetário brasileiro.


METODOLOGIA:
            O projeto foi desenvolvido de modo interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Artes, História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática,

1ª ATIVIDADE: Assistir ao Filme: Caminhando com os Dinossauros, em seguida fazer um debate sobre o filme assistido.

2ª ATIVIDADE: exercícios sobre o filme:

http://smartkids.com.br/conteudo/passatempos/dinossauros-brasileiros/cruzadinha.gif

3ª ATIVIDADE: produção de texto;
Pinte o dinossauro e escreva um texto sobre o que você sabe ele. Cada criança recebeu um dinossauro diferente para pintar.

4ª ATIVIDADE: pesquisa em grupo: Cada grupo escolheu um dinossauro e pesquisou o significado de seu nome; alimentação; período em que viveu; país de origem; e curiosidades.

5ª ATIVIDADE: pinte, recorte e monte o quebra-cabeça.

http://www.editorainformal.com.br/INTERNETIVIDADES/pacote/image/dinossauro-pb.gif

5ª ATIVIDADE: comparar a alimentação dos dinossauros com a alimentação dos animais de hoje, em seguida explicar a alimentação dos animais e sua classificação.

6ª ATIVIDADE: após todas as equipes entregarem suas pesquisas, foi trabalhado as Eras do período Pré-histórico e localizamos no mapa os países onde os dinossauros pesquisados viveram e comparamos os continentes em que eles mais viveram em cada Período pré-histórico.

7ª ATIVIDADE- trabalhar medidas de massa e de comprimento, dividi a turma em três grupos e mostrei a imagem de três dinossauros diferentes um para cada grupo. E pedi que cada grupo localizasse o peso, a altura e o comprimento de cada dinossauro e anotei no quadro e em seguida fizemos uma roda de conversa sobre as medidas destacadas e expliquei cada uma das medidas. Depois fizemos atividades de fixação.


Cubra o pontilhado e faça o que se pede para cada dinossauro.

De um nome:
alimentação:
Peso:
Altura:
Comprimento:
Período em que viveu;

8ª ATIVIDADE leitura e interpretação do texto:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCOjeTogl6wG3KEyjnIfaLemrbxDM6MfJ1wd76RnRPXl5ghQwoMZ2WM1J9Yu7PVX92pUYEO-_hi9OGWhKjT2uOCMRTd2hEj0HIBWB-Qayk_64Idmx7mhlMtwbkjh-ja79KV6FFdrQkHE5n/s640/atividade+sobre+dinossauros+ideia+criativa+3.jpg

9ª ATIVIDADE: atividades que estimulam a percepção visual e a atenção.

http://www.meus-desenhos-favoritos.com/Images/Large/Animais-Dinossauros-632954.png


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg5XlbOZQe35wG_ePANf9c-xyT9TXESFiITbVUSleT_IqzqYavPv_o6SXzxwcpbSHX1L3D0LGuJ5Ma22vMRBhY1NOIRlYl7ueXdrRdmepQpunjsUC3crnZCpjx-FV6lPy6KiY-r6ClNYE/s1600/Atividades+percep%C3%A7%C3%A3o+visual+1.jpg

10º ATIVIDADE: produção de texto com sequencia de imagens.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGAmJ9ULmBqLc35_AR3K2yixSJkorjBqtjHdfnnKF4OXiZnk5t_r1Va1n_Zg946en-cugBHzww8rB0c1trlpS9bc3bCERfsebmvBGPJmzmU2jS6dxAtaTQHUtqdABoO1Mt_nemupxJymc/s1600/dinossauros.gif

11º ATIVIDADE: fazer fósseis de dinossauros usando bonecos de dinossauros e massa de modelar.

12º ATIVIDADE: modelar dinossauros com massa de modelar.

AVALIAÇÃO:
 A avaliação foi contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno frente aos trabalhos e se houve motivação.


ANEXOS:






AMIGOS, COMPANHEIROS LEMBRE-SE QUE....
 



 

Mídia -Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino fundamental em Florianópolis
Como em Florianópolis e em outras escolas de nosso país, os recursos tecnológicos não estão sendo explorados de forma suficiente que estimule em nossos alunos o uso crítico e criativo. Apesar de enxergar os alunos como consumidores de um vasto leque de mídias, a maioria das escolas parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser melhor mediadora desses recursos que estão nas mãos de nossos alunos.
Família, grupos sociais, escola, meios de comunicação são importantes espaços educativos e socializadores.  É importante haver espaços de reflexões a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais.  Devemos conscientizar-nos sobre a explosão do uso de mídias para a comunicação interpessoal.  Os múltiplos usos dos celulares e computadores demonstram a incorporação das novas mídias aos nossos costumes, em especial dos mais jovens.
É fundamental que as escolas façam uso de todos os meios de comunicação para que os alunos possam aprender a refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Em sua pesquisa de campo, o autor chegou à conclusão de que as escolas fazem uso da tecnologia, contudo, esse uso ainda não esta sendo explorado efetivamente.

Um comentário: