PROJETO
CAMINHANDO COM OS DINOSSAUROS
JUSTIFICATIVA:
A mídia noticia a todo o momento
novidades e descobertas e divulgam novas teorias sobre os dinossauros. As
crianças demonstram grande interesse pelos dinossauros, colecionam bonecos e
apreciam filmes e livros com este tema. Os dinossauros apesar de estarem
extintos há milhões de anos ainda povoam a imaginação da maioria das crianças
de diferentes idades. Filmes, bonecos e noticias sobre estes seres sempre estão
presentes e geram mais curiosidades relacionadas desde seu surgimento até a sua
extinção e a descoberta de novos fosseis. A palavra dinossauro é de origem
grega e significa lagarto terrível, porém esses répteis fascinantes e
assustadores permitem grandes possibilidades de aprendizagem.
O projeto foi desenvolvido na Escola
Municipal Professora Dalila Ayres, nas turmas de 4º ano B e D, com um total de
51 alunos e envolveu as seguintes áreas de conhecimento: Ciências, Língua
Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Artes, esse projetos envolveu os
familiares dos alunos.
OBJETIVO
GERAL:
v Possibilitar
através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos
relacionados ao tema.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
v Despertar
a curiosidade, o raciocínio e a curiosidade das crianças;
v Elaborar
textos;
v Desenvolver
a coordenação motora fina;
v Reconhecer
medidas de massa e comprimento e suas principais unidades de medida;
v Classificar
animais vertebrados;
v Classificar
animais quanto a sua alimentação;
v Conhecer
as diferentes épocas da História humana;
v Localizar
no mapa mundi diferentes países.
DURAÇÃO:
1 mês.
RECURSOS:
multimídia; DVD, computadores, Internet, livros, massa de modelar, atividades
impressas, entre outros.
DISCIPLINAS
E CONTEUDOS.
v Artes:
pintura e modelagem;
v História:
eras geológicas;
v Geografia:
localização em mapas,
v Ciências:
animais: classificação de animais vertebrados, classificação dos animais de
acordo com sua alimentação.
v Língua
Portuguesa: produção de texto;
v Matemática:
medidas de massa e de comprimento, sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido de modo
interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Artes, História, Geografia,
Ciências, Língua Portuguesa e Matemática,
1ª
ATIVIDADE: Assistir ao Filme: Caminhando com os Dinossauros, em seguida fazer um
debate sobre o filme assistido.
2ª
ATIVIDADE: exercícios sobre o filme:
![](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image002.jpg)
![http://smartkids.com.br/conteudo/passatempos/dinossauros-brasileiros/cruzadinha.gif](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image004.jpg)
3ª
ATIVIDADE: produção de texto;
Pinte
o dinossauro e escreva um texto sobre o que você sabe ele. Cada criança recebeu
um dinossauro diferente para pintar.
4ª
ATIVIDADE: pesquisa em grupo: Cada grupo escolheu um dinossauro e pesquisou o
significado de seu nome; alimentação; período em que viveu; país de origem; e
curiosidades.
5ª
ATIVIDADE: pinte, recorte e monte o quebra-cabeça.
![http://www.editorainformal.com.br/INTERNETIVIDADES/pacote/image/dinossauro-pb.gif](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image006.jpg)
5ª
ATIVIDADE: comparar a alimentação dos dinossauros com a alimentação dos animais
de hoje, em seguida explicar a alimentação dos animais e sua classificação.
6ª
ATIVIDADE: após todas as equipes entregarem suas pesquisas, foi trabalhado as
Eras do período Pré-histórico e localizamos no mapa os países onde os
dinossauros pesquisados viveram e comparamos os continentes em que eles mais
viveram em cada Período pré-histórico.
7ª
ATIVIDADE- trabalhar medidas de massa e de comprimento, dividi a turma em três
grupos e mostrei a imagem de três dinossauros diferentes um para cada grupo. E
pedi que cada grupo localizasse o peso, a altura e o comprimento de cada
dinossauro e anotei no quadro e em seguida fizemos uma roda de conversa sobre
as medidas destacadas e expliquei cada uma das medidas. Depois fizemos
atividades de fixação.
Cubra
o pontilhado e faça o que se pede para cada dinossauro.
![](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image008.jpg)
De um nome:
alimentação:
Peso:
Altura:
Comprimento:
Período
em que viveu;
8ª
ATIVIDADE leitura e interpretação do texto:
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCOjeTogl6wG3KEyjnIfaLemrbxDM6MfJ1wd76RnRPXl5ghQwoMZ2WM1J9Yu7PVX92pUYEO-_hi9OGWhKjT2uOCMRTd2hEj0HIBWB-Qayk_64Idmx7mhlMtwbkjh-ja79KV6FFdrQkHE5n/s640/atividade+sobre+dinossauros+ideia+criativa+3.jpg](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image010.jpg)
9ª
ATIVIDADE: atividades que estimulam a percepção visual e a atenção.
![http://www.meus-desenhos-favoritos.com/Images/Large/Animais-Dinossauros-632954.png](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image012.jpg)
![](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image014.jpg)
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg5XlbOZQe35wG_ePANf9c-xyT9TXESFiITbVUSleT_IqzqYavPv_o6SXzxwcpbSHX1L3D0LGuJ5Ma22vMRBhY1NOIRlYl7ueXdrRdmepQpunjsUC3crnZCpjx-FV6lPy6KiY-r6ClNYE/s1600/Atividades+percep%C3%A7%C3%A3o+visual+1.jpg](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image016.jpg)
10º
ATIVIDADE: produção de texto com sequencia de imagens.
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGAmJ9ULmBqLc35_AR3K2yixSJkorjBqtjHdfnnKF4OXiZnk5t_r1Va1n_Zg946en-cugBHzww8rB0c1trlpS9bc3bCERfsebmvBGPJmzmU2jS6dxAtaTQHUtqdABoO1Mt_nemupxJymc/s1600/dinossauros.gif](file:///C:\Users\TYANNE~1\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image018.jpg)
11º
ATIVIDADE: fazer fósseis de dinossauros usando bonecos de dinossauros e massa
de modelar.
12º
ATIVIDADE: modelar dinossauros com massa de modelar.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação foi contínua, avaliando a participação, o desenvolvimento do aluno
frente aos trabalhos e se houve motivação.
ANEXOS:
AMIGOS, COMPANHEIROS LEMBRE-SE QUE....
![](http://www.recado-virtual.com/recados/amizade/00499.gif)
Mídia
-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas
escolas de Ensino fundamental em Florianópolis
Como
em Florianópolis e em outras escolas de nosso país, os recursos tecnológicos
não estão sendo explorados de forma suficiente que estimule em nossos
alunos o uso crítico e criativo. Apesar de enxergar os alunos como
consumidores de um vasto leque de mídias, a maioria das escolas parece ainda
não ter se dado conta de que poderia ser melhor mediadora desses recursos
que estão nas mãos de nossos alunos.
Família, grupos sociais, escola, meios de
comunicação são importantes espaços educativos e socializadores. É
importante haver espaços de reflexões a respeito do papel político, cultural e
econômico das mídias dentro das escolas, das famílias e das demais instituições
sociais. Devemos conscientizar-nos sobre a explosão do uso de mídias para
a comunicação interpessoal. Os múltiplos usos dos celulares e
computadores demonstram a incorporação das novas mídias aos nossos costumes, em
especial dos mais jovens.
É fundamental que as escolas façam uso de todos os
meios de comunicação para que os alunos possam aprender a refletir, criticar e
criar através das tecnologias.
Em sua pesquisa de campo, o autor chegou à
conclusão de que as escolas fazem uso da tecnologia, contudo, esse uso ainda
não esta sendo explorado efetivamente.
Parabéns! mais uma etapa vencida...bjs
ResponderExcluir