Atualmente,
o currículo é uma construção social, na acepção de estar
inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada
sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a
educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o
processo cultural, como construção de identidades locais e
nacionais.
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O
currículo é uma parte importante da organização escolar e faz
parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. Por isso ele
deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação “que têm
um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o
sustente” (VEIGA, 2002, p.7).
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O
Currículo Escolar é um elemento importante para o planejamento do
professor, pois pode organizar os conteúdos e as atividades, contudo
ele é um recurso para o educador e não uma lei rígida ou um
mandamento a ser seguido metodologicamente, ele pode ser usado
como um norte para a práxis pedagógica, com flexibilidade de
ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos.
A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira, por isso ele é uma caminhada dentro do processo ensino e aprendizagem, que vai ajustando os conteúdos a realidade dos educandos. Ele não é único no nosso país, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais oferecem uma sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
Não se separa conteúdos de processo de instrução, ou seja, ação em desenvolvê-lo em consonância com atividades práticas.
Segundo Sacristàn (1998, p. 120):
Sem conteúdo não há ensino qualquer projeto educativo acaba se concretizando na aspiração de conseguir alguns efeitos nos sujeitos que se educam (...)quando há ensino é porque se ensinam algo ou se ordena o ambiente para que alguém aprenda algo (...) a técnica de ensinar não pode preencher todo o discurso didático evitando problemas para o conteúdo colocado.
Retirado de "http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar"
Assim, a educação pode ser compreendida como sendo uma atividade expressa de formas distintas onde tanto o conteúdo programático e a didática usada possam transformar o currículo em uma ação que produza a aprendizagem.
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