PROJETO RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de
conscientizar as crianças da importância de se cuidar do meio ambiente.
Inicialmente houve resistência por parte dos educandos que não aceitavam a
idéia de separar o lixo e muito menos de reciclar, mas aos poucos foram
adquirindo este hábito. Após se conscientizarem, meus alunos se preocuparam em
transmitir seus conhecimentos aos alunos menores da escola, através de aula,
limpeza do pátio da escola e ao ensinar como é separado o lixo. Foram várias
etapas para que surgissem novos hábitos em relação à reciclagem e a preservação
do meio: leituras de textos, entrevistas, pesquisas, teatros, entre outros. O
auge do projeto foi a confecção de
robôs, brinquedos com materiais que antes eram jogados no lixo (ou na
rua). A confecção de brinquedos finalizou o projeto, também foi a parte mais
divertida pois as crianças puderam ver o que realmente pode-se transformar o
“lixo” reciclável em algo novo e útil para eles e para a escola.
INTRODUÇÃO:
Educação Ambiental é um processo que procura
sensibilizar o ser humano para a problemática do meio ambiente. A educação
ambiental considera o ambiente como um todo e busca sensibilizar todos os
indivíduos dentro e fora da escola de acordo com suas realidades
sócio-econômicas, culturais e políticas. A educação ambiental procura o
surgimento de valores que possam tornar a sociedade mais justa e sustentável.
Partindo deste pressuposto e considerando a
escola como um meio ambiente dos alunos, trabalharemos a Educação Ambiental
através da reciclagem e coleta seletiva dos materiais recicláveis.
OBJETIVOS:
Proporcionar
o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação fundamental acerca
dos temas que envolvem o meio ambiente e cidadania incluindo a reciclagem;
Desenvolver o senso crítico em relação aos cuidados
que se deve ter com o Meio Ambiente.
Conhecer quais são os matérias recicláveis.
Adquirir o hábito de separar o lixo reciclável.
Desenvolver a capacidade de cuidar do meio ambiente
através da conscientização em relação a prática de selecionar o lixo reciclável
do lixo orgânico bem como de entregar esse material para a reciclagem.
METODOLOGIA
PRIMEIRO MOMENTO
Foi realizada uma conversa sobre o Meio
Ambiente em que a escola está inserida: como estava o pátio e o entorno da
escola. Em seguida foi realizado um passeio pelos arredores da escola para a
observação de como a comunidade cuida do meio ambiente. Após o passeio
conversamos sobre o que observamos e fizemos uma lista do que pode ser melhorado
no bairro. A turma chegou à conclusão de que seria necessário conscientizar a
população sobre a importância de manter as ruas limpas e se propuseram a passar
adiante a conversa que tivemos.
SEGUNDO MOMENTO
Esse momento teve inicio com a leitura e
análise do texto “Três Rs: reduzir, reaproveitar e reciclar”, seguido por um
debate sobre o tema tratado no texto. Dando continuidade, foi levantada a
questão “Por que a reciclagem é importante para a preservação do meio
ambiente?”, em que os alunos divididos em dois grupos tinham que após conversa
e discussão responder a questão sendo que o primeiro grupo deveria defender a
reciclagem e o segundo deveria ser contra. Após a realização do debate os
educandos deveriam criar um slogan para a Reciclagem do Lixo. No final deste
momento os alunos, propus que a turma realizasse a coleta seletiva e reciclagem
do lixo. Com a aceitação da coleta e separação do lixo os alunos em duplas
foram nas demais turmas da escola e explicaram sobre o projeto que iriam desenvolver
e pediram a contribuição de todos para que trouxessem os recicláveis da casa e
combinaram um dia para a coleta.
TERCEIRO MOMENTO
A primeira atividade deste
momento foi uma pesquisa sobre o tempo de decomposição dos materiais
recicláveis na natureza, desta pesquisa os alunos confeccionaram cartazes com
alguns desses materiais e seu tempo de decomposição. A segunda etapa foi um teatro sobre
reciclagem apresentado na escola pela empresa Tetra Pak, que contribuiu para o
aprofundamento do tema e conscientização de todos na escola sobre a reciclagem.
QUARTO MOMENTO
Foi realizada uma apresentação para
os alunos do primeiro e segundo anos sobre a reciclagem, sua importância para a
sociedade e preservação do meio ambiente, usando os cartazes confeccionados por
eles e textos pesquisados, ao final da apresentação pedi que os alunos
desenhassem e escrevessem uma frase sobre o que eles entenderam da
apresentação. Após o recreio foi feita a limpeza do pátio da escola junto com
os alunos do primeiro ano.
QUINTO MOMENTO
Pesquisa na comunidade, perguntando
(vizinhos, familiares e amigos) se eles costumam separar o lixo ou não. Foi
realizada uma análise da pesquisa.
SEXTO MOMENTO
Esse momento iniciou-se com a
leitura “Lata que via lata”, seguida por interpretação do texto. Depois foi
proposta a produção de um texto para uma campanha para conscientizar a
população a não jogar latas fora, nem na rua, nem no lixo.
SÉTIMO MOMENTO
Os alunos em dupla entrevistaram os
professores e funcionários da escola para saber se ele (a) se preocupa com a
preservação do meio ambiente. Na pesquisa deverá ser registrado nome, idade e
profissão; cada questão tem uma pontuação que deve ser anotada conforme as
respostas dadas, fazer a contagem dos pontos obtidos por cada entrevistado e
organizar uma tabela com o resultado da pesquisa.
OITAVO MOMENTO
Produção de texto explicando as
vantagens da Coleta Seletiva do Lixo.
NONO MOMENTO
Desenho de lugares poluídos
com placas avisando que esses lugares poderiam ser mais agradáveis se fosse
mais limpos.
DÉCIMO MOMENTO
Depoimentos escritos pelos
pais, professores e funcionários da escola e alunos sobre o trabalho realizado.
DÉCIMO PRIMEIRO MOMENTO
Esse momento foi realizado em duas etapas:
Primeira etapa confecção de
brinquedos e jogos com materiais reciclados. (Utilizar o que os alunos
trouxerem):
- com as garrafas PET’s confeccionar vai-vem;
- com latas de tinta confeccionar
pés-de-latas;
- com jornais e embalagens de salgadinhos
fazer petecas;
- com caixas de leite montar dados;
- bandeja de ovos de papelão confeccionar
resta um;
- caixas de papelão jogos: dominó, trilha,
jogo da velha.
Segunda etapa confecção de robôs com caixas e
outros matérias recicláveis. Esse trabalho foi realizado em grupos.
DÉCIMO SEGUNDO MOMENTO
Produção de texto final
sobre o tema do projeto.
Durante
todo o projeto os alunos coletaram materiais recicláveis separam e venderam
revertendo o lucro na compra de material escolar.
CONCLUSÃO
Antes de começar a trabalhar
com o projeto meus alunos não tinham nenhuma preocupação em deixar o local em
que estavam limpo. De inicio os alunos apresentaram um pouco de resistência,
pois a proposta era não somente conscientizar, mas mudar os hábitos em relação
ao meio ambiente. As crianças aceitaram a proposta e deram ideias de como
desenvolver o projeto, mas não contribuíam com atitudes. Aos poucos foram
adquirindo novos hábitos e se conscientizando que separar o lixo, ajudar na
coleta seletiva e reciclar os materiais faria bem não somente ao meio ambiente
mais a eles próprios. Com novos hábitos
e atitudes os alunos começaram a transmitir aos familiares, vizinhos, amigos e
colegas da escola a importância de separar o “lixo” reciclável do lixo orgânico,
ajudando a preservar o Meio Ambiente. Toda semana eles trazem os materiais
recicláveis e em um dia estipulado estes materiais são vendidos e o lucro
revertido para alguma necessidade da classe, um dos alunos é responsável junto
com um professor de guardar o dinheiro. Um dos momentos mais gratificantes do
projeto foi quando meus alunos fizeram a apresentação para as crianças dos
primeiros e segundos anos, explicando o que é, para que serve e quais são os
materiais da reciclagem e que a mensagem transmitida por eles foi compreendida
pelas crianças menores. O trabalho que
idealizei ao começar esse projeto saiu do papel fazendo com que meus alunos
adquirissem novas atitudes em relação ao meio ambiente e com a preservação da
natureza. E que suas atitudes refletiram no comportamento de todos na escola e
na casa. Minha própria visão em relação à reciclagem e ao meio ambiente
mudaram, pois também mudei meus hábitos. Não pretendo dar fim a este projeto,
mas sim dar continuidade a ele com esta turma e com as demais que tiver nos
anos seguintes.
ANEXOS
TRÊS Rs: REDUZIR, REAPROVEITAR E RECICLAR
O
lixo domiciliar é responsável por 50% de todo lixo acumulado – depois vem o
industrial e o hospitalar -, e é a partir dele que a maior parte da reciclagem
é feita. Os números são o melhor argumento a seu favor:
Ò Uma
única lata de refrigerante, ao ser reciclada, economiza energia suficiente para
deixar uma televisão ligada por 3 horas.
Ò Uma
garrafa de vidro, quando jogada no aterro sanitário, demora 5.000 anos para se
decompor.
Ò A
indústria da reciclagem, mesmo deficitária como a brasileira, emprega 150.000
catadores de lixo e gera 30 milhões de dólares por ano no reaproveitamento de
latas.
Ou
seja, reciclar economiza recursos naturais, energia elétrica, espaço no
planeta, evita a poluição ao diminuir o número de lixões e, de quebra, gera
dinheiro.
O
importante é que a reciclagem não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. O lema são os
três Rs: reduzir reaproveitar e reciclar. Reduzir o volume de lixo produzido;
reaproveitar o que for possível antes de jogar tudo fora e por fim, reciclar:
reutilizar a matéria-prima para produzir alguma coisa.
OLIVEIRA, Thaís de. Três Rs: reduzir,
reaproveitar, e reciclar.
Claudia, São Paulo, n. 5 p.8, maio 1997.
Editora Abril.
Analisando o texto
1) Segundo o texto 50% de todo o lixo
acumulado provém do lixo domiciliar. Então, responda:
a) O que é lixo domiciliar?
b) O que compõe esse tipo de lixo?
c) 50% é mais é menos, ou é igual à metade?
2) Quais são os benefícios citados no texto
com a reciclagem do lixo? Escreva:
SLOGANS
O mundo está em suas mãos, pense no que vai fazer
com ele. (Matheus)
Limpe o mundo recicle. (Lorena)
Separe. Cuide. Recicle. (João Vitor)
Reciclando você vê o futuro. (Cristian)
Viva.... recicle!!! (Kielson)
Pessoal, acorde temos que cuidar do Meio
Ambiente. Não jogue lixo no chão. (Thiago Henrique)
O mundo é meu, é seu e dos que virão.
(Josmar)
FRASE
Vamos ajudar a cuidar do meio ambiente
reciclando.
(Octavio – aluno do 1º ano)
Reciclar é usar as coisas de novo. Pode
melhorar o mundo e não deixa os rios alagarem.
(Leonardo – aluno do 2º ano)
LATA QUE VIRA LATA
A
maior parte das latas de refrigerante e cerveja são de alumínio. Quando você
amassa uma lata e simplesmente a joga no
lixo, você amassa uma lata e simplesmente a joga no lixo, você colaborando com
o desperdício de energia e ajudando, indiretamente, a destruir a natureza.
O
alumínio é obtido a partir da bauxita, um mineral extraído do subsolo. Durante
anos, a bauxita foi explorada sem preocupação, principalmente na região da
Floresta Amazônica. Só que além de devastar uma parte da floresta, a mineração
polui os rios. Com 100 quilos de alumínio reciclados poupam-se 5 mil quilos de
bauxita. A reciclagem de uma única lata de alumínio, por exemplo, pode
economizar energia elétrica suficiente para manter um aparelho de teve ligado
durante três horas.
Hoje,
o Brasil recicla mais da metade de suas latas de alumínio, que é 100%
Reutilizada. Só no ano passado, mais de 1,8
bilhão de latas foram recuperadas.
REVISTA ZÁ. O lixo que não é lixo. São
Paulo: Pinus, ano II, n.13, ago. 1997. P.28-29
Estudando o texto
1) Como você interpreta o titulo do texto
Lata que vira lata?
2) O texto afirma que quando você o lixo,
está colaborando com o desperdício de energia
e ajudando, indiretamente, a destruir a natureza. Como você interpreta
essa afirmativa?
3) O texto informa que: “Com 100 quilos de
alumínio reciclados, poupam-se 5 mil quilos de bauxita”. Então bauxita que se
poupa ao reciclar:
a) 200 quilos de alumínio
b) 500 quilos de alumínio
c) 300 quilos de alumínio
d) 400 quilos de alumínio
PESQUISA
|
NUNCA
|
ÀS
VEZES
|
SIM
|
Joga
tickets de compra de padaria, farmácia, supermercado, etc. em qualquer lugar?
|
3
|
2
|
1
|
Joga
papéis de balas, doces e chicletes na rua sem perceber?
|
3
|
2
|
1
|
Atira
papéis, latas de refrigerantes ou copos descartáveis pela janela do carro ou
do ônibus?
|
3
|
2
|
1
|
Ao
sair da sala de aula ou de um bar, o espaço a sua volta está mais sujo do que
quando entrou?
|
3
|
2
|
1
|
Deixa
o lixo jogado em qualquer lugar, por falta de tempo para depositá-lo em local
correto?
|
3
|
2
|
1
|
Se
encontra lixo no chão você o recolhe?
|
1
|
2
|
3
|
Fica
irritado quando vê lixo jogado no chão?
|
1
|
2
|
3
|
Está
disposto a fazer parte de uma campanha para reciclar lixo?
|
1
|
2
|
3
|
Segue
o princípio “Deixe o lugar mais limpo do que quando chegou”?
|
1
|
2
|
3
|
Pontuação
De
24 a 27 pontos;
De
21 a 23 pontos;
De
17 a 20 pontos;
Até
16 pontos.
Resultado
De 24 a 27 pontos: Dê
parabéns às pessoas que atingiram essa pontuação. Diga a elas que merecem o
titulo de “Protetoras da Natureza”.
De 21 a 23 pontos: As
pessoas que atingiram essa pontuação estão no caminho certo, pois preocupam-se
com o meio ambiente. Incentive-as.
De 17 a 20 pontos:
Auxilie as pessoas que conseguiram essa pontuação a melhorarem a consciência
ecológica. Converse com elas sobre a importância da preservação do meio
ambiente em que vive.
Até 16 pontos: As
pessoas que atingiram essa pontuação precisam começar a se preocupar com o meio
ambiente. Faça uma campanha de conscientização par a sensibilizá-las.
Depois
de terminada a atividade, concluímos que a maioria das pessoas entrevistadas se
preocupa com o Meio Ambiente.
A coleta seletiva
Apesar
de se falar muito em coleta seletiva as pessoas ainda não separam o lixo.
Quando
o lixo é separado, ou seja: separar o
lixo seco do lixo úmido ajuda os catadores e pode-se salvar a natureza. Existem
latas próprias para coletar os materiais recicláveis e para cada reciclado tem
uma cor: azul->papel; vermelho->plástico; amarelo-> metal;
verde->vidro, com o vidro devemos tomar cuidado para não quebrar, pois pode
machucar os catadores.
É
muito importante que todos separem o lixo para que a coleta seletiva seja
realizada com sucesso e assim deixar um mundo melhor para quem viver no futuro.
Ana
Carolina de Ramos
DEPOIMENTOS:
“Meu filho teve uma aula
sobre reciclagem na escola, quando chegou em casa ficou explicando pra mim
sobre a aula. Também foi na casa dos vizinhos divulgando a aula recebida
pedindo para que reciclassem e se quisessem poderiam doar os materiais
reciclados para os alunos da escola. O meu outro filho ouviu sobre a reciclagem
e também esta fazendo sua parte ele faz a compostura além de convencer os
vizinhos sobre a importância de cuidar do meio ambiente”.
(Volnei
Gelson Foschiera – pai dos alunos
Piethro 2º ano e Octavio1ºano)
“Meu filho repassou os
hábitos sobre reciclagem, porque se eu jogar alguma coisa no lixo como casca de
fruta ele fala que não é pra jogar. Casca é pra jogar nas plantas para servir
de adubo e as plantas crescerem mais. Ele separa litros, papéis, plásticos. Mas
essa de lixo orgânico eu não sabia muito”
(Zélia Aparecida M.
dos Santos – mãe do aluno Luiz Henrique 4ª série
“Nos últimos meses ele só
pensa em reciclagem, quer reciclar tudo”.
(Tania Mara Marchel Mainardes – mãe do aluno
Matheus 4ª série)
“Depois da aula dada sobre
reciclagem pelos alunos da quarta série os alunos deixam a sala mais limpa e
não estão jogando papeis ou outra coisa no chão e estão separando o lixo seco
do lixo úmido”.
(Ieda Maria Priotto – professora do 1º ano)
“Achei
muito legal a iniciativa da professora Cristiane e dos alunos em reciclar o
lixo. Toda semana ajudo e levo os alunos em horário contrário da aula para
vender o reciclável. Eles são responsáveis e compram material com a venda do
lixo.”
(Josane
– zeladora da escola)
“A reciclagem é importante para o meio
ambiente. Na escola aprendi sobre a reciclagem e ensinamos os alunos menores
que é preciso manter a escola limpa. Isso mudou muito a minha escola, porque
ela está mais limpa”
(Caroline de Sousa da Silva – aluna da
4ª série)
A RECICLAGEM
Reciclagem
é o material que se reaproveita.
A
reciclagem é muito importante para a natureza, pois salva as florestas e os
animais que moram nela.
Ela também é importante para os catadores que
ajudam, separam e depois vendem o material reciclado, aumentando a renda
familiar.
Os
recicláveis mais comuns são o papel, papelão, plástico, latinha e vidro.
Tem
pessoas que são contra a reciclagem, é preciso que quem é favor lute para que
todo mundo comece a reciclar e salve o meio ambiente.
Matheus de Freitas Mainardes
Nenhum comentário:
Postar um comentário